Blog

10 livros para gestores empresariais lerem em 2020

Postado em 27 de dezembro de 2019 por JValério

Confira a lista de títulos indicados por professores da Fundação Dom Cabral e passe o ano fazendo boas leituras

Ano novo, metas novas e leituras novas. Para ajudar a escolher os livros que estarão na sua cabeceira ao longo de 2020, perguntamos a professores da Fundação Dom Cabral que já passaram pelos fóruns empresariais da JValério quais títulos eles indicariam para gestores empresariais. O resultado é uma lista de oito livros de gestão e finanças indicados por Saionara de Assis, Francisco Teixeira, Gilberto Braga e Osvino de Souza Filho. Para completar a lista, incluímos duas indicações de títulos finalistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, na categoria Economia Criativa. Confira as sugestões e boa leitura!

101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo
Autor: Marcus Nakagawa
Editora: Labrador

Vencedor do Prêmio Jabuti 2019 na categoria Economia Criativa, Marcus Nakagawa passou anos ouvindo perguntas como “Quais ações posso colocar em prática para melhorar o mundo?”. Reuniu o conhecimento que acumulou ao longo de sua rica experiência na área da sustentabilidade e criou 101 ações palpáveis para mudar o mundo. Baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, as ações englobam atividades que crianças, jovens e adultos podem implementar em sua rotina, inclusive em família.

A quarta revolução industrial
Autor: Klaus Schwab
Editora: Edipro

Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico criando grandes promessas e possíveis perigos. A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano. Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos. Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa.

A velocidade da confiança 
Autor: Stephen R Covey
Editora: Alta Books

Neste livro, o autor expõe as razões de a confiança ter se tornado a competência-chave da liderança na nova economia global. O livro informa aos leitores como eles podem incutir confiança duradoura nos relacionamentos pessoais e profissionais e, assim, obterem sucesso e prosperidade sustentável em toda dimensão da vida. A obra ensina ainda aos líderes de negócios, governo e educação como podem conquistar rapidamente e permanentemente a confiança de seus clientes, colegas de trabalho, sócios e eleitores.

Brasil: uma biografia
Autoras: Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
Editora: Companhia das Letras

Com vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a “grande história” mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais. No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

Do mil ao milhão
Autor: Thiago Nigro
Editora: HarperCollins

Em seu primeiro livro, Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Quando começou a ter contato com o mercado financeiro, há quase dez anos, Thiago Nigro percebeu que os brasileiros são reféns da falta de informação sobre o mundo dos investimentos. Com o passar do tempo, começou a falar com milhões de pessoas todos os meses pela internet e abriu a semana da educação financeira no Banco Central.

Me Poupe!
Autora: Nathalia Arcuri 
Editora: Sextante 

Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente? Neste livro, a jornalista e coach de finanças Nathalia Arcuri responde estas e outras dúvidas. Ela é a criadora do Me Poupe!, canal do Youtube que tem mais de 1,5 milhão de inscritos e é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês, sendo pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro ao falar de dinheiro com leveza e bom humor.

Mude ou morra: tudo que você precisa saber para fazer crescer seu negócio e sua carreira na nova economia
Autores: Renato Mendes e Roni Cunha Bueno
Editora: Planeta

A transformação digital é democrática: irá impactar de maneira igualmente implacável empresas (e pessoas) de todos os tamanhos e setores da economia. Negócios centenários que faturam bilhões de reais estão virando pó e empregos estão sendo destruídos na mesma proporção porque muitas dessas empresas não entenderam o funcionamento da chamada Nova Economia. Você está preparado para essa transformação? A boa notícia é que, ao mesmo tempo, novas empresas e novos cargos estão surgindo, criando inovações e reinventando a forma de se fazer negócios. Em Mude ou morra, que foi finalista do Prêmio Jabuti 2019, você vai entender o funcionamento da Nova Economia por quem viveu ela por dentro, descobrir o mindset das startups vitoriosas, aprender a criar um negócio do zero ou a empreender dentro de uma grande corporação.

Superando as armadilhas da comoditização
Autor: Richard Aveni
Editora: DVS

A armadilha da comoditização é uma forma insidiosa de hipercompetição capaz não apenas de tirar sua empresa do mercado, mas de abalar um setor inteiro e destruir diversos mercados. Em Superando as Armadilhas da Comoditização, o estrategista Richard A. D Aveni afirma que um número demasiado grande de empresas reage à comoditização diferenciando significativamente seus produtos ou diminuindo os preços – mas essas estratégias são paliativas, não são soluções.

O estrategista
Autora: Cynthia Montgomery
Editora: Sextante

Cynthia Montgomery escreveu este livro para convocar todos os líderes a reassumirem seu papel de estrategistas. A partir de sua experiência como professora da Harvard Business School, ela propõe uma reflexão sobre a posição que ocupam e sobre o propósito da organização que comandam. Para ela, a estratégia não é apenas uma ferramenta usada para vencer a concorrência, mas sobretudo um sistema de criação de valor: a maneira mais poderosa que um líder tem de moldar a própria empresa. Por meio da discussão de casos e da análise dos dilemas reais de seus alunos, a autora esclarece por que é tão importante ter uma estratégia bem-elaborada e o que é necessário para desenvolvê-la.

O gerente eficaz
Autor: Peter F. Drucker
Editora: Grupo GEN

Os mais de 30 livros escritos por Drucker reúnem três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de bem administrar. Uma de suas obras mais importantes ― O gerente eficaz, de 1966 ― é um dos melhores exemplos disso. Publicado no Brasil em 1990, até hoje o livro é um sucesso de vendas, sendo conhecido aqui, e em todo o mundo, como o guia definitivo para a arte de fazer acontecer.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato