Blog

Em evento sobre gestão de empresas familiares, Fundação Dom Cabral reúne especialistas em Curitiba

Postado em 30 de outubro de 2019 por JValério

Realizado pela JValério FDC, encontro tratou dos desafios das empresas familiares, que representam mais de 80% das empresas brasileiras

 

A JValério, associada da Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, realizou na última terça-feira (15), em Curitiba, o evento “Como Preservar a Família Empresarial e o Patrimônio: M&A, Gestão e Governança”. Em parceria com o Banco Alfa, o evento trouxe grandes especialistas no assunto com o objetivo de discutir o cenário atual e as etapas de execução de um processo de M&A (Mergers and Acquisitions; no português, fusões e aquisições). Além disso, os empresários participantes se atualizaram sobre os fatores que levam o vendedor ou comprador à contratação de assessoria financeira nessas operações, com o Superintendente do Banco Alfa, Paulo Manna Santos, responsável pela área de Fusões e Aquisições.

O especialista em Tributário Consultivo e M&A, Dr. Bruno Vianna, discutiu aspectos práticos relevantes do ponto de vista jurídico, due diligence e as principais questões a serem observadas em cada etapa do projeto de M&A. Para completar, o professor da Fundação Dom Cabral, Dalton Sardenberg, falou sobre a Governança, Sucessão e Estruturas de Governança Corporativa em Empresas Familiares, com a apresentação de boas práticas e cases de sucesso de referência no setor.

 

Capacitação da família empresária

Em entrevista à Rádio Cultura, em Curitiba, o especialista afirmou que o principal desafio das empresas familiares é a construção da sua longevidade, o que passa pela sucessão. “Encontrar dentro da família aquelas pessoas que demonstrem a vocação de tocar o negócio e manter o legado da família empresária é um grande desafio”, afirmou o professor, que lembrou os programas especiais oferecidos pela Fundação Dom Cabral e pela JValério. “Buscamos trazer a capacitação do gestor familiar, trazendo ferramentas de planejamento, marketing, finanças, gestão…essa tem sido uma demanda crescente. Temos que capacitar a empresa e a família empresária”. Clique aqui para ouvir a entrevista completa.

 

Sobre a JValério Fundação Dom Cabral

Desde 2005, a JValério é a associada à Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, realizando programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. Sendo uma das principais associadas da FDC no Brasil, a JValério já atendeu mais de 200 empresas e possui mais de 80 empresas ativas que vivenciam processos gradativos de transferência de conhecimento, com o intercâmbio de experiências em todos os níveis gerenciais. Tendo sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com mais de 40 anos de atuação em diversos segmentos em vários países e é a melhor escola de negócios da América Latina há 14 anos consecutivos e a 10ª melhor do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato