As armadilhas da gestão de uma empresa familiar

22/05/2019
As armadilhas da gestão de uma empresa familiar | JValério

Começar uma empresa com quaisquer que sejam os laços familiares, pais, filhos, irmãos, ou outros membros da família, representa um desafio único, que vai além dos problemas habituais que uma empresa enfrenta.

De acordo com dados do Sebrae e do IBGE, as empresas familiares geram 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e representam 90% dos empreendimentos no Brasil. São números expressivos para o mercado. Mas, quais as armadilhas da gestão de uma empresa familiar e como evitá-las?

Confira o post completo.

Armadilha 01: misturar negócios, vida pessoal e doméstica.

Procure limitar as discussões de negócios fora do escritório e as discussões pessoais dentro da empresa. Saiba separar as ocasiões.

Armadilha 02: não compreender as diferenças de opinião.

Realize reuniões regulares para resolver qualquer conflito que possa surgir.

Armadilha 03: dar ênfase à família e não aos negócios.

A harmonia de uma empresa não pode depender da forma como está a harmonia em sua família. Esteja preparado para separar os problemas familiares, eles devem ficar fora dos negócios.

Armadilha 04: favoritismo.

Trate os membros da família de forma justa, evitando o favoritismo, como promoções ou horários de trabalho diferenciados.

Armadilha 05: não procurar aconselhamento externo.

Busque orientação de especialistas que podem trazer novos parâmetros, ideias, criatividade e soluções. Fale com quem é especialista.  A JValério oferece o PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária, um programa que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, auxiliando seus membros na criação de um ambiente favorável à discussão e à construção de um futuro maduro e profissionalizado, garantindo assim a perenidade do negócio, a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares.

Agora que você já conferiu algumas das principais armadilhas que se deve evitar, aproveite para ler mais sobre o assunto.

Como resolver conflitos em uma empresa familiar?

10 pontos fortes de uma empresa familiar

Problemas mais comuns enfrentados por uma empresa familiar

Informações de contato contato@jvalerio.com.br (41) 991795692

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER