JValério Fundação Dom Cabral e KPMG anunciam em Maringá resultados de pesquisa sobre empresas familiares

17/04/2019
JValério Fundação Dom Cabral e KPMG anunciam em Maringá resultados de pesquisa sobre empresas familiares | JValério

Dados do estudo “Retratos de Família” serão conhecidos em café da manhã e palestra abertos ao público. Cidade também será a primeira a receber nova edição de curso de gestão e desenvolvimento de empresas familiares.

A Fundação Dom Cabral no Paraná, representada pela JValério Gestão & Desenvolvimento, realiza um encontro gratuito em Maringá para anunciar os dados da 3ª Edição da Pesquisa “Retratos de Família”, feita em parceria com a KPMG. O levantamento ouviu mais de 200 famílias empresárias de todo Brasil a respeito dos principais desafios de gestão, expectativas e planos no contexto que envolve família e negócios. O panorama das práticas de governança será compartilhado e debatido por empresários da região no próximo dia no dia 24 de abril, quarta-feira, na sede da ACIM, e contará com a presença do especialista no assunto, Dalton Sardenberg, professor da FDC. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e destinadas a membros de empresas familiares.

Além de conhecer o cenário das corporações familiares no Brasil, os participantes terão a chance de dar continuidade ao aprendizado em um curso específico para herdeiros, sucessores e gestores da empresa. A segunda turma do Programa para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária - PDA em Maringá terá início dia 23 de maio. Empresas reconhecidas como Bauducco, Drogaria Pacheco, Dudalina, Lorenzetti e Lowçucar já fizeram o curso da Fundação Dom Cabral. Com duração de um ano, a turma terá encontros bimestrais e acesso a seis módulos que vão auxiliar na administração de conflitos comuns neste tipo de empresa e indicar caminhos para a gestão sadia, incluindo aspectos jurídicos, relacionamentos interpessoais e liderança. O objetivo é atender toda a região norte do estado, incluindo outras cidades importantes como Londrina, Apucarana, Paranavaí e Campo Mourão. Porto Velho, capital de Rondônia, também têm turmas previstas para 2019.

Negócios familiares em números

Entre os participantes da pesquisa “Retratos de Família 2018”, 65% são membros da família proprietária da empresa, sendo que 43% representam a segunda geração familiar envolvida no negócio. As estatísticas coletadas indicam que 40% das empresas têm idade entre 21 e 40 anos e 42% possuem de 100 a 499 funcionários. Em relação às expectativas econômicas, 70% se declararam confiantes para o crescimento da empresa nos próximos três anos, mas 60% têm o cenário político e econômico como principal preocupação. A maioria das empresas familiares (85%) considera que harmonia e comunicação entre as gerações é muito importante para o sucesso da empresa e para 48% dos respondentes a próxima geração não está preparada para assumir os empreendimentos dos pais. Números mais detalhados serão apresentados durante o café da manhã do dia 24 pelo sócio-líder de Mercado Empreendedor da KPMG no Brasil, Sebastian Soares.

Sobre PDA

O Programa para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária - PDA, realizado pela Fundação Dom Cabral por meio de sua associada no Paraná, a JValério, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, auxiliando seus membros na criação de um ambiente favorável à discussão e à construção de um futuro maduro e profissionalizado, garantindo assim a perenidade do negócio, a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares. O PDA está há 20 anos no mercado, tendo auxiliado, mais de 600 famílias empresárias de todo o Brasil.

Sobre a JValério Fundação Dom Cabral

Fundada em 2005, a JValério é a representante da Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, proporcionando programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. Sendo uma das principais associadas da FDC no Brasil, a JValério já atendeu mais de 200 companhias e possui mais de 80 empresas ativas que vivenciam processos gradativos de transferência de conhecimento, com o intercâmbio de experiências em todos os níveis gerenciais. Tendo sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com 40 anos de atuação em diversos segmentos em vários países e é considerada  melhor escola de negócios da América Latina, por 13 anos consecutivos e entre as 12 melhores do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times.

Serviço: Café da manhã Retratos de Família - Maringá

24 de abril, quarta-feira, às 8h.

ACIM - Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Auditório Miguel Kfouri: Rua Vereador Basílio Sautchuk, 388

Gratuito, com vagas limitadas . Exclusivo para empresas familiares.

Inscrições: http://bit.ly/pdamga

Informações: contato@jvalerio.com.br ou 41 99179-5692

Texto: DePropósito Comunicação
https://www.depropositocomunica.com/

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER