Blog

Mario Sergio Cortella apresenta palestra sobre cenários turbulentos e mudanças velozes durante o Fórum JValério FDC

Postado em 19 de março de 2019 por JValério

Professor da Fundação Dom Cabral, Cortella falou a mais de 100 empresários e deu entrevistas à imprensa local

Considerado um dos grandes filósofos contemporâneos no Brasil, Mario Sergio Cortella foi uma das atrações do 1º Fórum Empresarial JValério FDC, evento exclusivo para executivos de alta gestão, realizado em 12 de março no hotel NH Curitiba The Five. Cortella, que é doutor em Educação e professor da Fundação Dom Cabral, apresentou a palestra “Cenários turbulentos, mudanças velozes: negação, proteção ou superação?”.

Durante sua fala, Cortella enfatizou a importância de saber lidar com os desafios impostos por cenários de mudança. De acordo com ele, é preciso superar tudo aquilo que impede nosso desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é necessário saber negar “o que não serve mais”. Para isso, é fundamental estar aberto à reflexão, ao olhar crítico e às novidades. “A única coisa permanente é a mudança”, disse Cortella relembrando a frase do filósofo Heráclito (540 a.C. – 470 a.C.).

“Diante de cenários turbulentos e mudanças velozes, o maior perigo é considerar-se pronto”, afirmou Cortella. “A coisa mais perigosa do mundo é envelhecer a cabeça, mas não confunda idoso com velho. Idosa é uma pessoa que tem bastante idade, velho é aquele que acha que já está pronto, que já conhece tudo, que não precisa mais aprender e, portanto, nos cenários turbulentos, é incapaz de superar o que precisa ser superado”.

Saiba quem é seu público

Há 30 anos, surgia a World Wide Web – a rede mundial de computadores. O tempo pode ser pouco, mas o impacto e as mudanças geradas na sociedade foram imensas e continuam acontecendo cada vez mais rápido. Isso também fez mudar a forma de fazer negócios. Segundo Cortella, as empresas devem acompanhar essas revoluções sem perder de vista o perfil e o gosto de seu público. Estar aberto, por exemplo, a conhecer as preferências culturais das novas gerações aprimora diálogos e estimula a criatividade. “É preciso ter capacidade para uma ação integrativa da nossa formação, trocar conhecimentos e fazer pontes com os mais jovens”, explicou. “Em um mundo de mudança, lembremos que disse o monge Beda, que identificou três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora”.

A palestra foi encerrada pelo professor com a mensagem de que “a sorte segue a coragem”. Para ter resultados positivos, é preciso trabalho, vontade de aprender e renovar o olhar para não ficar preso a obviedades. “O óbvio faz você ficar onde estava o tempo todo. Muitas vezes, o óbvio não é criar o novo, mas dar vitalidade ao antigo”, conclui.

Sobre o Fórum Empresarial

Essa é a primeira edição do fórum em Curitiba, neste formato, com selo da Fundação Dom Cabral, reconhecida como a melhor escola de negócios da América Latina por 13 anos consecutivos e entre as 12 melhores do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times. Mais de 100 empresários de 20 municípios e 67 empresas participaram.

Sobre a JValério Fundação Dom Cabral

Fundada em 2005, a JValério é a representante da Fundação Dom Cabral no Paraná e em Rondônia, proporcionando programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva que favorecem a otimização da atividade empresarial. Sendo uma das principais associadas da FDC no Brasil, a JValério já atendeu mais de 200 companhias e possui mais de 80 empresas ativas que vivenciam processos gradativos de transferência de conhecimento, com o intercâmbio de experiências em todos os níveis gerenciais. Tendo sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com 40 anos de atuação em diversos segmentos em vários países e é considerada  melhor escola de negócios da América Latina, por 13 anos consecutivos e entre as 12 melhores do mundo, segundo o Ranking anual de Educação Executiva do jornal inglês Financial Times.

Confira mais em: http://jvalerio.com.br/forum-empresarial/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato