Blog

Como resolver conflitos em uma empresa familiar?

Postado em 11 de março de 2019 por JValério

Entre os principais aspectos de uma empresa familiar podemos citar:

  • Geralmente surge de um ideal dos membros da família;
  • Baseia-se em três fortes pilares: família, empresa e patrimônio;
  • Possui a necessidade de formar um sólido contexto, no qual perpétua por diversas gerações;
  • Centralização na tomada de decisões;
  • Em uma empresa familiar é comum a contratação de pessoas da mesma família, isso geralmente ocorre por questão de confiabilidade ou até mesmo solidariedade.
  • Durante o processo de sucessão, eventualmente, ocorrem conflitos, já que significa um momento de troca de comando;
  • Dificuldade em se preparar para resolver conflitos.

No Brasil, a maioria das empresas é familiar. A medida que as empresas crescem, além das principais características, é possível perceber também o surgimento de alguns conflitos, como a preocupação entre irmãos que se sentem menos valorizados, incorporação de agregados na relação empresa x família, escolha de membros da família desqualificados para trabalhar na corporação apenas por solidariedade, e muitos outros.

Como resolver os conflitos?

Separamos uma lista de soluções que podem ajudar a resolver da melhor forma possível os diversos problemas.

1 – Pontos em comum: durante os conflitos é essencial descobrir qual é o ponto em comum de todos os integrantes que constituem a empresa. Assim, é possível tomar decisões que sejam favoráveis ao ponto em comum, melhorando a sensatez das questões.

2 – Exercitar a comunicação: é imprescindível que a comunicação flua entre os participantes da empresa. Adotar a prática de conversar e discutir com racionalidade sobre os problemas pode, até mesmo, evitá-los. Exerça o diálogo.

3 – Buscar a ajuda de terceiros na resolução dos conflitos: procurar auxílio de pessoas que não fazem parte da família pode ser uma solução na resolução de diversos conflitos. A JValério, associada à Fundação Dom Cabral no Paraná e Rondônia, é especialista em Governança Corporativa Familiar e desenvolve empresas familiares por meio do seu programa Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária – PDA.

É uma parceria destinada a membros de uma família empresária (fundadores, cônjuges, sucessores e herdeiros de segunda, terceira e quarta gerações) que trabalham ou não na empresa.

Entre os seus principais resultados podemos citar:

  • Incentivo ao diálogo, ao respeito, à colaboração e ao apoio mútuo e melhoria dos aspectos de relacionamento e de coesão familiar, além da compreensão das vantagens de acordos e protocolos familiares;
  • Identificação dos valores e mitos familiares, bem como sua influência no contexto da empresa e da família;
  • E muitos outros resultados.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o PDA, clique aqui.

Entre as melhores escolas de negócios do mundo, a Fundação Dom Cabral proporciona programas de desenvolvimento de gestão e educação executiva com foco em otimizar a atividade empresarial.

Mais informações:

E-mail: contato@jvalerio.com.br

Whatsapp: (41) 9 9179 5692

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato