Os desafios da indústria 4.0

21/01/2019
Os desafios da indústria 4.0 | JValério

A Indústria 4.0 apresenta um modelo de funcionamento industrial com base na conectividade de um grande volume de dados em tempo real, é considerada um conceito de indústria que engloba as inovações tecnológicas dos campos de controle, tecnologia da informação e automação aplicadas aos processos de manufatura. Com grande potencial de apresentar resultados positivos na produção, as empresas encontram dificuldades em sua implementação.

Entre os principais desafios enfrentados pelas empresas em sua transição:

- Falta de conhecimento

No cenário brasileiro, em especial, a falta de conhecimento sobre os benefícios e inovações da Indústria 4.0 dificulta a implementação, acarretando no atraso do desenvolvimento das empresas, perdendo competitividade em relação a concorrentes dispostos a aprofundar a compreensão na área.

- Alto custo de implantação

Com a popularização da Indústria 4.0, o mercado está gradualmente desenvolvendo tecnologias para possibilitar sua implantação. As opções disponíveis ainda não são numerosas, o que acarreta em preços não tão acessíveis para as empresas.

- Falta de infraestrutura para a utilização das tecnologias

Outro grande desafio é a falta de estrutura para a utilização das tecnologias, impedindo assim o crescimento da empresa.

Perspectivas da Indústria 4.0

Apesar dos desafios e esforços que a empresa deve realizar, os benefícios que a Indústria 4.0 apresentam às empresas são inúmeros. Entre os principais estão:

- Aumento na produtividade;

- Aumento do retorno econômico;

- Redução de falhas na produção;

- Modernização.

Conheça nossos programas e cursos para o desenvolvimento de empresas e de executivos.

E-mail: contato@jvalerio.com.br

Whatsapp: (41) 9 9179 5692

O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER