Qual é a diferença entre “empresa familiar” e “família empresária”?

16/06/2015
Qual é a diferença entre “empresa familiar” e “família empresária”? | JValério
Empresa familiar não é o mesmo que família empresária. Sim, existem as duas definições e elas podem causar um pouco de confusão quando mencionadas, apesar de terem algumas características bem parecidas. Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral , explica que a família empresária é aquela onde os papéis e as responsabilidades dos familiares com relação à empresa, bem como entre os sócios, está baseada num conjunto claro de regras. Já a empresa familiar ainda não está com estas regras planejadas e implantadas. E se na empresa familiar os membros são vinculados por laços de parentesco e confundem família, empresa e patrimônio, é bem comum que as decisões sejam tomadas mais pela emoção do que pela razão. "Na maioria dos casos onde houve demanda para os nossos trabalhos há ainda o processo familiar antes do processo empresarial, isso faz com que a empresa padeça de práticas de gestão voltadas ao desenvolvimento dos negócios, culminando com baixos resultados" explica Eduardo Valério.

Vínculos de família

A família empresária tem em seu núcleo os mesmos membros de uma empresa familiar, portanto para Eduardo Valério é importante prestar atenção ao vinculo entre os envolvidos na gestão dentro dos muros de cada modelo de empresa. "O núcleo basicamente é o mesmo. O que muda são os instrumentos de governança que nortearão as relações dos familiares com a empresa e como sócios, além de estabelecer quais serão os órgãos de decisão dentro do processo da governança".

Foco na competência

Em uma família empresária, não é o amor fraterno, por exemplo, que determina uma promoção. É preciso que se tenha em mente a importância de manter a ascensão aos cargos mais altos do negócio os que possuem o melhor desempenho. Eduardo vai além e explica que em toda empresa familiar é de fundamental importância que haja o planejamento estratégico. "A partir dele é que serão definidas uma série de ações e eventos na empresa, inclusive a clara definição de competências que sustentarão a execução da estratégia empresarial. Portanto qualquer definição de cargos, promoções, bonificações deverão ser por mérito e estar atrelados aos objetivos constantes do planejamento estratégico". Portanto, para a empresa funcionar direitinho, seja empresa familiar ou família empresária, não há espaço para laços consanguíneos, relações de amizade ou coisa que o valha, apenas para a meritocracia.
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER