Blog

Novo comando do Sebrae/PR toma posse em Curitiba

Postado em 17 de dezembro de 2014 por JValerio

Solenidade festiva de posse reúne aproximadamente 600 pessoas no Campus da Indústria, do Sistema Fiep; Edson Campagnolo assume a função de João Paulo Koslovski na Presidência do Conselho Deliberativo

O Sebrae/PR empossou na noite da segunda-feira, dia 15 de dezembro, os novos dirigentes que comandarão a entidade na gestão 2015-2018. A solenidade festiva de posse, com efeitos legais a partir de 1º de janeiro de 2015, foi no Campus da Indústria, em Curitiba. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, assumiu a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, no lugar do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, cuja gestão 2013-2014 encerra-se no próximo dia 31 de dezembro. O Conselho do Sebrae/PR, responsável por formular as diretrizes de apoio ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas paranaenses, é formado por representantes de 13 entidades do setor produtivo, instituições de crédito e poder público, que se alternam no comando.

Tomaram posse ainda, durante o evento que reuniu aproximadamente 600 empresários, dirigentes de entidades civis e empresariais e autoridades dos poderes Executivo Legislativo e Judiciário do Estado, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva do Sebrae/PR. João Luiz Rodrigues Biscaia e Dalton Celeste Rasêra, representantes do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Alberto Franco Samways e Edson Luiz Guariza, do Sistema Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); e Gerson José Lauermann e João Gogola Neto, do Sistema Ocepar, compõem o novo Conselho Fiscal da gestão 2015-2018. O diretor-superintendente Vitor Roberto Tioqueta; o diretor de operações Julio Cezar Agostini; e o diretor de administração e finanças José Gava Neto, reeleitos para os cargos em novembro deste ano, pelo Conselho, foram reconduzidos as suas funções.

“Agradeço ao Conselho do Sebrae/PR pela confiança depositada em mim e também à Fiep e aos sindicatos filiados pelo apoio. Assumir o Conselho do Sebrae/PR é um reconhecimento ao nosso trabalho na FIEP”, disse Edson Campagnolo, durante seu discurso. Para o novo presidente do Sebrae/PR, assumir a função será uma grande responsabilidade, “ainda mais com uma equipe tão comprometida que faz um trabalho exemplar”, mas, ao mesmo tempo, uma satisfação devido ao planejamento e à continuidade nos trabalhos, que são marcas fortes da entidade. Edson Campagnolo, que é empresário há mais de 30 anos, falou da sua proximidade com a entidade. “Eu já era cliente do Centro de Apoio Gerencial (Ceag), ‘embrião’ do que hoje é o Sebrae. O Sebrae está na minha vida, na vida de minha esposa (Sueli Roveda Campagnolo) e no DNA dos meus filhos (também empresários)”, destacou.

O novo presidente do Conselho assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho de seus antecessores, na implementação da nova estratégia de atendimento do Sebrae/PR, e afirmou que dará o melhor de si no comando, unindo forças das entidades do setor produtivo e do Sistema S (formado pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sest – Serviço Social do Transporte, Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, além do Sebrae) para tornar o Paraná um estado competitivo. “E lanço um desafio: gostaria de pensar um jeito de internacionalizar nossas empresas, para que alcancem o mercado externo.”

Modelo de gestão compartilhada, o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR é formado por representantes de segmentos do setor produtivo, instituições de crédito e poder público. As 13 entidades que compõem o Conselho estarão representadas no ato solene: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Fampepar); FIEP; Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Fomento Paraná; Sebrae Nacional; Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM); Ocepar; e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sinergia

João Paulo Koslovski destacou a importância dos pequenos negócios e o poder de fogo do Sebrae/PR no atendimento das micro e pequenas empresas. “O Paraná tem aproximadamente 650 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, e, em 2014, o Sebrae/PR mais de 131 mil pequenos negócios, com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) diferentes. Isso mostra o quanto estamos presentes”, contabilizou Koslovski, reforçando a força dos pequenos negócios, que representam 99% do empreendimentos formalizados no Estado e no País, respondem por 60% dos empregos com carteira assinada e movimentam 30% em média do Produto Interno Bruto (PIB). “Ter sido presidente do Sebrae/PR foi gratificante, por poder contar com um time de conselheiros que pensa no melhor para as micro e pequenas empresas e uma equipe profissional.”

Para Koslovski, o trabalho realizado pelo Sebrae/PR, para fortalecer os pequenos negócios e estimular a abertura que pequenas empresas planejadas e com o viés da oportunidade e não necessidade, é referência, dentro e fora do Estado. “Por onde passamos, ouvimos muitos elogios ao trabalho de orientação desenvolvido pela entidade. A sinergia que o Sebrae/PR vive com as demais entidades do Conselho Deliberativo tem sido muito benéfica e positiva, tem se revertido em resultados.” O presidente do Conselho do Sebrae/PR na gestão 2013-2014 desejou sucesso à Diretoria Executiva e, ao seu sucessor, Edson Campagnolo, “visão empreendedora e busca de soluções conjuntas em benefício do setor produtivo”. “Nós sabemos o quanto é importante o papel do Sebrae para o desenvolvimento”, disse Koslovski.

Resultados

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, falou de resultados, durante o seu discurso. “Estamos terminando 2014 com quase 70 empresas atendidas por hora, e, segundo as nossas pesquisas de satisfação junto aos clientes, com excelência, com média de 9,28.” Tioqueta também destacou a implementação, na totalidade, da Estratégia 2022. “Depois de um período de estudo, análise e muita discussão, chegamos a um modelo de atuação que acreditamos ser capaz de acompanhar o dinamismo da sociedade e do futuro empreendedor. A essência dessa estratégia é maximizar a entrega de valor aos pequenos negócios e à sociedade, observando a territorialidade, as análises estratégica e sistêmica do mapa da produção de cada território, a inteligência competitiva descentralizada e em rede, e o uso de padrões de referência internacionais.” E tudo isso baseado em 6 linhas de ação: empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; ambiente de negócios; liderança; educação empreendedora e startups.

Tioqueta também falou da gestão do Sebrae/PR, uma das preocupações da Diretoria Executiva, formada por ele e pelos diretores Julio Agostini e José Gava Neto, já manifestada em junho de 2013, quando foram eleitos pela primeira vez pelo Conselho. “A cada dia, melhoramos a gestão do Sebrae. Já que difundimos, sugerimos e incentivamos as empresas a participarem do MPE Brasil (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas), baseado na Metodologia de Excelência na Gestão da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, nós também estamos implantando o Programa Sebrae de Excelência na Gestão com muito sucesso. Iniciamos 2013, nessa gestão, com 359 pontos. No final de 2013, estávamos com 419 pontos, e agora encerramos 2014 com 512 pontos, um avanço de mais de 42%. Ainda temos muito a melhorar, mas isso já é motivo de comemoração”, observou Tioqueta.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.

Fonte: Agência FIEP – 16/12/2014

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato