Para executivos  |  Programas de curta duração

PDC – O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros

Desenvolvimento das competências fundamentais para o exercício eficaz do papel de Conselheiro de Administração

Os conselheiros estão cada vez mais dinâmicos e correndo mais risco no exercício da função, além de dedicarem mais tempo e energia às suas atribuições. Procuram novas maneiras de efetivamente contribuir para o sucesso da empresa e agregar valor ao negócio. O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral busca propiciar o desenvolvimento de competências para o exercício do papel de conselheiro, visando maior efetividade no seu desempenho. Também tem como objetivo transformar os Conselhos de Administração em fonte de vantagem competitiva das empresas, através da preparação dos conselheiros para as decisões de alta qualidade.

  Participantes

Acionistas, conselheiros e candidatos a Conselhos de Administração de diferentes organizações que necessitam de um determinado conjunto de competências e habilidades para exercer seu papel de forma eficaz.

  Conteúdo

Fundamentos e Melhores Práticas do Conselho de Administração à Luz dos Avanços da Governança Corporativa

Governança corporativa: uma abordagem multidisciplinar

  • Cenários da governança corporativa no Brasil e no mundo.
  • As questões centrais da governança e os Conselhos de Administração.
  • Valor percebido dos Conselhos na visão de conselheiros e CEOs.

Conselho de Administração (CAD): missão, papéis e responsabilidades

  • Papéis, responsabilidades e competências dos Conselhos.
  • Crenças, valores e filosofia.
  • Posicionamento dos Conselhos diante de riscos.
  • Os Conselhos de Administração, as exigências legais e os riscos.
  • Avaliação do desempenho empresarial.
  • As melhores práticas dos Conselhos de Administração.
  • Armadilhas e disfuncionalidades dos Conselhos de Administração.
  • Desafios dos Conselhos de Administração na gestão dos stakeholders.

Dinâmica e Funcionamento dos Conselhos de Administração

Relações acionistas, CAD e CEO

  • Os principais conflitos de agência.
  • Os instrumentos de gestão de conflitos.
  • As expectativas dos acionistas e a comunicação com o Conselho de Administração.

Estrutura dos Conselhos de Administração

  • Agenda anual.
  • Avaliação do Conselho.
  • Comitês do Conselho.
  • Regimento interno e código de conduta.

Relação Conselho de Administração e CEO

  • A contratação de resultados do CEO.
  • Seleção e sucessão do CEO.
  • Remuneração e avaliação do CEO.
  • Desenvolvimento de lideranças.

Decisões Estratégicas do Conselho

Visão econômico-financeira

  • Análise financeira.
  • Gestão de risco.
  • Mercados de capitais.
  • Fontes alternativas de financiamento.
  • Fusões, aquisições e joint venture.

Alinhamento estratégico

  • Desenvolvimento empresarial.
  • Cenário emergente e seus desafios.
  • Criação e sustentação de vantagem competitiva.
  • Análise de desempenho empresarial – metodologias e instrumentos para monitoramento dos resultados.

Caso prático/vivencial

  • Vivência e avaliação de uma reunião do Conselho de Administração, em que os participantes estarão envolvidos em um contexto de análises e tomada de decisões e risco.
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