Blog

Gazin: exemplo de determinação e engajamento

Postado em 25 de outubro de 2018 por The Way Com - Comunicação e Negócios
Gazin

A empresa paranaense que oferece soluções no varejo, atacado, indústria e serviços é cliente PAEX e compartilha sua história de sucesso priorizando a união entre colaboradores e alta gestão

Não existe fórmula pronta para o sucesso empresarial, mas Osmar Della Valentina, presidente Executivo do Grupo Gazin, aposta primeiro em seu “time” antes de qualquer crescimento numérico. “O cliente externo orienta a nossa missão, mas é o cliente interno que movimenta a nossa paixão”, relata orgulhoso o presidente, que considera como cliente interno as pessoas que trabalham na empresa. Seu maior patrimônio é o capital humano.

A empresa coloca a gestão em prática de forma simples, e oferece condições às pessoas para que elas se sintam encorajadas a tomar decisões. Compartilham responsabilidades e assumem juntos acertos e erros, o que traz resultados positivos. “Quando se tem o respaldo do líder, o colaborador mostra confiança e segurança psicológica para atuar na sua melhor performance”, diz Osmar.

 

Gazin e PAEX- Parceiros para a Excelência

A Gazin tem base em Douradina (PR); conta com 8 mil pessoas entre lojas, fábricas, CDs, serviços, administrativo e outros; possui 259 lojas próprias nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins e Goiás; e cinco complexos industriais no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Bahia. A empresa foi cliente PAEX por oito anos, sob orientação técnica do professor Ari Arantes, da Fundação Dom Cabral (FDC).

Em 2008, um assessor de Mário Gazin (à época presidente da empresa) e Osmar Della Valentina tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da FDC por meio de uma palestra.

Após negociações, a Gazin contratou o programa PAEX de forma customizada, com o objetivo de cercar pontualmente questões que precisavam ser melhor formalizadas. Em oito anos, o PAEX entregou quatro monitorias e todo o pacote da Avaliação Geral Mensal (AGM) – Reuniões Mensais de Acompanhamento de Resultados, que ainda são praticadas.

Participaram do processo de Planejamento Empresarial (uma das principais etapas do PAEX) 50 líderes, divididos em cinco grupos, até que, ao final, foi formalizado o primeiro Planejamento Estratégico Profissional da Gazin. A diretoria e a gerência de Desenvolvimento Humano deram sequência à disseminação do conhecimento gerado. Esse trabalho de costura interna foi difundido em todos os níveis, do executivo ao operacional. A filosofia e a política de Gestão de Pessoas aplicadas na Gazin, com acesso aberto e transparente ao conhecimento, garantiu o sucesso e a perenidade do conteúdo do programa.

“Em termos de aquisição de conhecimento, houve bom domínio de distribuição, o que se deve ao trabalho realizado pelo RH, que contribuiu para que esse conhecimento não se dispersasse, que fosse aplicado nos departamentos e levado adiante. Houve um cabeamento interno, sem o qual o PAEX não teria alcançado suas metas”, explica Osmar Della Valentina.

A partir dessa conquista, ficou claro que a Gazin passaria a trabalhar com mais organização, analisando de maneira mais formal e profissional as diretrizes do negócio. Os ensinamentos trazidos pelo PAEX transformaram em prática os princípios de gestão antes aplicados por Osmar Della Valentina e seu time, mas que, combinados, resultaram em um reposicionamento de gestão.

“Quando assumi, o PAEX me ajudou muito, porque eu pegava meus princípios de gestão, discutia com os líderes e combinava nossas ideias com a metodologia do PAEX. Nós utilizamos a estrutura do PAEX para validar nossa prática e passamos a cobrar de forma mais incisiva e disciplinar. Aprendemos a juntar as informações que estavam soltas em um painel único e, com isso, todos adquirimos uma visão global da empresa. As áreas passaram a trabalhar entrelaçadas”, define o CEO.

Há anos a empresa é reconhecida como uma das melhores para se trabalhar, de acordo com o Instituto Great Place to Work, além de ter ganhado inúmeros títulos e prêmios nacionais e internacionais.

Fonte: “Por que a Gazin dá certo?”, case publicado no livro “Abre aspas”: por empresários, para empresários : prosperidade em doze histórias, PAEX, PDA, PCS.

 

PAEX – Parceiros para a Excelência

O PAEX é um programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão através da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento. O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizado.

Conheça as soluções que o PAEX oferece para a sua empresa.


Mais informações pelo e-mail: contato@jvalerio.com.br

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato