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Analise suas vulnerabilidades e supere crises da melhor forma

Postado em 12 de setembro de 2018 por The Way Com - Comunicação e Negócios
crise de reputação
Consultora Ana Flavia Bello participou do Comitê de Presidentes da JValério FDC e deu valiosas dicas para prevenção e enfrentamento de crises corporativas

Pessoas, pequenas ou grandes empresas, celebridades e entidades públicas: ninguém está imune a uma crise de reputação. Seja na internet, com investidores, fornecedores ou consumidores, o conhecimento público de uma situação negativa, e sua repercussão também negativa, causa grandes impactos financeiros e emocionais. Ana Flavia Bello, consultora em Gerenciamento de Crises e Reputação de Marcas para empresas de pequeno a grande porte de diversos setores, contou, durante o Comitê de Presidentes da JValério FDC, que há diversas alternativas disponíveis para que as empresas possam se preparar para momentos como estes.

“As empresas geralmente sabem onde aperta o sapato, mas não querem enxergar. Identifique riscos e vulnerabilidades, elabore planos de mitigação e faça constantes treinamentos com sua equipe para que saibam como agir na hora da crise, em consonância com os valores da empresa”, explica a profissional. Uma análise de risco honesta e clara mostra um panorama sobre onde deve-se investir mais atenção, antevendo probabilidades de incidentes e eventuais impactos negativos na reputação.

Crises não têm hora para acontecer, e quando chegam devem ser prioridade número um. Faz parte das competências da liderança tomar decisões rápidas e assertivas, amparadas pelas análises e recomendações do comitê de crises. “Os líderes e gestores não podem ser agentes potencializadores do problema. Saber o que fazer e como comunicar é essencial para não agravar situações já delicadas. As ações devem ser proporcionais à gravidade e possível impacto do evento.. Entenda o tipo de evento antes de tomar uma atitude precipitada e equivocada e não hesite em chamar ajuda de especialistas para apoiá-lo”, diz Ana Flavia.

Seja uma ação preventiva ou corretiva pontual em um momento de tensão, a consultora elenca seis alternativas em casos de crise: humildade; verdade; transparência e clareza com as informações; comprometimento em resolver o problema, e velocidade. “O importante é sempre priorizar o bem-estar e segurança das pessoas, ter humildade para assumir erros e aprender com as crises passadas”, afirma.

 

IMCR Com
Consultoria em Comunicação e Gerenciamento de Crises
Ana Flavia Bello
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