Blog

Como inserir os valores dos fundadores no sistema de governança corporativa?

Postado em 29 de junho de 2018 por The Way Com - Comunicação e Negócios
Valores da organização.

O primeiro Fórum Empresarial do ciclo de governança corporativa aconteceu no dia 26 de junho, e reuniu presidentes e fundadores com a presença do professor da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck, que abordou mais um tema valioso na vida de um empresário, “Como inserir os valores dos fundadores no sistema de governança corporativa?”.

Heiko Spitzeck é professor e gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC), doutor em Business Ethics, pela University of St. Gallen (Suíça), mestrado em administração pela Universidade de Bamberg (Alemanha). Na FDC atua em programas de pós-graduação, customizados, parcerias e programas abertos.

Em debate o professor argumentou com o grupo sobre como um fundador constitui seus valores na empresa, “Os valores da empresa precisam ser repetidos e afirmados desde o ato da entrevista, para que a seleção possa diferenciar perfis que não se encaixam nesses valores.” Afirmou Heiko.

Reforçar os valores é essencial para a perpetuidade da empresa, “É importante manter uma comunicação constante de seus valores. Para isso servem a comunicação interna, treinamento contínuo e seleção de pessoas. São canais para difundir os valores que guiam a organização”. Completou.

A coerência entre valores e atitudes também é extremamente necessária, como comentou a executiva da Ligthsweet, Lilian, “Além dos valores estabelecidos, as atitudes do fundador influenciam a organização, servem como bússola para tomada de decisão de todos.”

Além de servirem como um guia, os valores de uma empresa são o que as tornam diferentes das outras, como explicou o autor Simon Sinek, no vídeo do TED Talk sobre “Como grandes líderes inspiram?”. A reflexão foi apontada pelo professor Heiko, como o primeiro passo para empresa comunicar de dentro para fora. “Comunicar o seu porquê e os seus valores em tudo o que a empresa faz. ” Explicou Heiko.

Como no esquema construído com base nos valores da Fundação Dom Cabral.

Por que da FDC: contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade via educação de executivos.

Como a FDC faz isso: com professores que saibam conversar com executivos; com aplicação do conhecimento.

O que a FDC faz para comunicar o seu porque: programas de educação executiva, como o PAEX, MBA e especialização.

GOVERNANÇA  2018

Este segundo ciclo de Fóruns abordará temas relacionados a Governança. O próximo encontro já tem assunto e data marcados: 31 de julho com o professor da Fundação Dom Cabral, Samir Lótfi Vaz.

Os encontros do Fórum Empresarial são mensais e sempre com participação de um renomado professor da Fundação Dom Cabral, a fim de promover a reflexão e a troca de experiências com temas relevantes em um ambiente seleto, voltado exclusivamente para seus presidentes e fundadores.

Serviço: Mais informações sobre o Fórum Empresarial pelo e-mail: relacionamento@jvalerio.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato