Blog

Governança Corporativa: Desafios da Sucessão

Postado em 29 de maio de 2018 por JValério
Governança Corporativa

Cerca de 60 convidados da ROIT Consultoria e Contabilidade e da JValério FDC prestigiaram o primeiro evento da parceria entre as duas empresas, a palestra Governança Corporativa: Desafios da Sucessão no último dia 23 de maio, que deu início ao calendário de eventos e conteúdo lançado este mês.

 

O diretor presidente da JValério FDC, Eduardo Valério promoveu um debate sobre o processo de sucessão dentro de uma empresa familiar: os desafios, pontos cruciais, além da melhor forma de gerenciar os riscos da operação. “Ser gestor de uma empresa é como pilotar um avião, o piloto precisa de preparo, treinamento e reciclagem, tal como um gestor.” Iniciou a discussão que despertou o interesse do público.

 

Eduardo perguntou à plateia quem embarcaria em um avião que o piloto se apresentasse da seguinte forma: “Meu nome é Eduardo, sou filho do dono deste avião e serei o piloto de vocês essa noite. Tenho uma hora de simulação de vôo e alguma noção de comando.” Ou seja, ser neto ou filho do dono não é pré-requisito para assumir o comando da empresa.

 

A gestão é representada pelo cockpit de avião, onde só um piloto preparado é capaz de levantar voo e conquistar o respeito da sua tripulação. “É preciso separar o bom dono de avião do bom piloto. Você pode ser o dono e o avião ser pilotado por alguém preparado para a pilotagem.” afirmou Eduardo.

 

Em outras palavras, o piloto do avião é responsável por executar o planejamento estratégico da empresa e determinar o voo e direção que organização deverá seguir. Já o dono/fundador e outros familiares que não estão aptos a assumirem a gestão, tem seu espaço dentro dos chamados conselhos administrativos, que estão acima da gestão zelando pela qualidade, performance e o futuro da empresa.

 

Ainda no evento o diretor executivo da Roit, Lucas Ribeiro, falou sobre a nova parceria de negócios com a JValério FDC. “A palestra de hoje teve como objetivo selar a parceria entre a Fundação Dom Cabral, a JValério e a Roit, que tem propósito de levar para os clientes Roit a possibilidade de aprimoramento em sucessão e governança corporativa. E proporcionar aos alunos e parceiros da FDC crescimento e evolução em seus negócios.”

 

Eduardo Valério e Governança Corporativa

 

Eduardo Valério é graduado em gestão avançada pela Fundação Dom Cabral e especialista em estratégia e marketing pela Kellogg Business School. Em sua carreira trabalhou sempre em empresas de alto nível, atuando como diretor executivo das Organizações Globo, Globosat, Telemar e Rede Gazeta/ RS, e vice-presidente da FENADVB. Atualmente é coach de conselheiros, presidente de conselhos de administração, além de diretor-presidente da JValério FDC.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato