Blog

Sucessão: Falta de planejamento pode ser a derrocada das empresas familiares

Postado em 22 de fevereiro de 2018 por JValério
planejamento para sucessão

A Falta de planejamento para sucessão pode ser a derrocada das empresas familiares. Dados da pesquisa realizada pelo PwC, contemplam que apenas 19% das empresas familiares brasileiras (15% no mundo) têm um plano de sucessão. E que somente 12% delas chegam a terceira geração.

Apesar da ausência de definição para o termo empresa familiar na literatura sobre o assunto, há um consenso sobre sua característica principal: ter sua origem vinculada a família.

E não por acaso, essas empresas familiares por sua maioria, lidam com assuntos internos com alta informalidade. Uma “liberdade” tomada pelos membros da companhia, que por serem pessoas próximas e que, muitas vezes mantém uma relação de confiança, acabam não estabelecendo processos e desconsiderando departamentos estratégicos para a operação.

Algumas complicações causadas por atitudes como essas, são: ausência de cargo bem definidos (como CEO e conselhos de administração), trabalho com foco apenas nas necessidades financeiras dos sócios, conflitos entre herdeiros, entre outros.

Desenvolvimento de Acionistas

A JValério associada a Fundação Dom Cabral, está entre as maiores especialistas em Governança Corporativa Familiar na América Latina, e desenvolve há mais de 15 anos o seu programa Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária – PDA.  Com mais de 3 mil participantes, já auxiliou mais de 600 famílias empresárias pelo Brasil.

O programa PDA tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, auxiliando seus membros na criação de um ambiente favorável à discussão e à construção de um futuro maduro e profissionalizado, garantindo assim a perenidade do negócio, a preservação do patrimônio e a harmonia das relações familiares.

Não perca! O módulo de Cascavel tem início em Maio e as vagas são limitadas. Associados a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel tem benefícios exclusivos. Em Curitiba, o Programa deve acontecer em outubro. Garanta sua vaga, o número de participantes é limitado.

Serviço: Mais informações (41) 3243-7159.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato