Blog

Comitê discute reformas no Brasil

Postado em 8 de novembro de 2017 por JValério

O Comitê de Presidentes e Dirigentes da Rede PAEX PR E RO, que reúne presidentes e executivos a frente de suas empresas para troca de conhecimentos, discutiu hoje (8) sobre as principais reformas no Brasil (previdenciária, trabalhista, tributária e teto fiscal). Na ocasião, dois especialistas foram convidados pela JValério para apresentar e desenvolver o tema com os executivos. Ernesto Lozardo, mestre em economia e presidente do IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Lucas Ribeiro, advogado especialista em direito tributário e presidente do Grupo ROIT.

 

 

Para Ernesto, as reformas são essenciais para o desenvolvimento do país. “Elas  têm impactos importantes, principalmente na redução do custo da produção oriundos de tributos, encargos e do custo do capital, que atingem as empresas. Hoje temos uma enorme carga tributária, previdência esgotando os recursos públicos com um sistema trabalhista improdutivo que cria um descompasso”, explica. “ Com a reforma, o Brasil caminha para se tornar um país mais competitivo, em uma trajetória de crescimento sustentável igualdade de renda mais a atividade e inserir a economia brasileira na economia internacional”. Outro ponto é a classe empresarial, que no modelo atual, é impactada com os altos encargos. “São as empresas que geram  emprego, criam inovação, aumentam o mercado de trabalho. A classe empresarial é a fonte de riqueza nacional e se a produção é onerosa e não competitiva, certamente o empresário não colocará seu patrimônio em algo que é de alto risco. As reformas reduzem o risco Brasil”, afirmou.

 

 

Lucas Ribeiro também aponta o cenário atual. “Para estes presidentes, um item que dói muito no bolso é o tributo, ou seja, a composição da despesa da empresa estes encargos é o que salta muitas vezes aos olhos deles.  É um tributo alto e sem volta, que não tem retorno em serviços públicos de qualidade. O  empresário precisa tratar com muito carinho  os altos encargos é um dos motivos de perdas e quebras de empresas, por conta da má gestão tributária”, acredita.

 

PAEX

O PAEX – Parceiros para a Excelência – é um programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão através da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento. O PAEX integra aproximadamente 600 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizado.

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato