A Governança do Portfólio de Iniciativas Estratégicas

08/09/2017
A Governança do Portfólio de Iniciativas Estratégicas | JValério
O conceito de Governança Corporativa, que é o conjunto de relações entre a administração de uma empresa, seu conselho, seus acionistas, órgãos de fiscalização e controle, e outras partes interessadas, vem ganhando maior atenção nos últimos anos entre pesquisadores, especialmente no que se refere à sua função estratégica.
Exercida pelo Conselho Executivo ou Conselho de Administração, ela se compõe da Governança da Gestão do Portfólio de Iniciativas Estratégicas e de Mudanças e da Governança do Negócio, conhecida pela sigla BAU (Business as Usual), que trata dos assuntos inerentes à operação dos negócios de uma organização.
A Governança de Portfólio de Iniciativas Estratégicas é uma estrutura que possibilita a tomada de decisão visando a seleção, priorização e a efetiva gestão dos projetos, de forma alinhada com a estratégia da organização. Ela se refere também às políticas e diretrizes que determinam como as mudanças são conduzidas, executadas e controladas para a geração de valor compartilhado. Quando devidamente estruturada, ela proporciona os seguintes benefícios:
• Assegura o alinhamento estratégico e o alcance de resultados do conjunto de iniciativas no curto e longo prazos;
• Contribui para a otimização do portfólio de projetos, maximizando seus benefícios de forma ética e responsável;
• Possibilita o desenvolvimento consistente, sustentável e contínuo da organização e de sua maturidade;
• Melhora as relações internas e com os stakeholders externos, reconhecendo o interesse de todos;
• Minimiza riscos e falhas de desempenho e de alcance dos resultados pretendidos.
Por essas razões, a Governança no âmbito do portfólio precisa ser tratada de forma separada da governança do negócio e ser um local de responsabilidade geral para que possa garantir que os investimentos tenham adequada relação entre risco/retorno e preparem as organizações para o futuro. ​
O que achou sobre o conteúdo? Vamos conversar? Deixe um comentário.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER