Blog

Governança Corporativa foi tema central no último encontro do PDA de 2016

Postado em 16 de dezembro de 2016 por KAKOI - Assessoria de Imprensa

O último encontro deste ano do PDA – Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária aconteceu quinta-feira (08/12) na sede da JValério em Curitiba. O professor da Fundação Dom Cabral, Dalton Sardenberg trouxe como grande desafio aos participantes, entender, atualmente o que é de fato a Governança Corporativa em médias organizações:

” A Governança sempre foi objeto de empresas de capital aberto até bem pouco tempo atrás, início dos anos 2000. Mas nos últimos anos as empresas de controle familiar tem se preocupado cada vez mais com diversos fatores que até então não eram foco.” explica o professor.

Confira os principais aspectos que Dalton Sardenberg trouxe ao PDA:

Sucessão
“A primeira medida é a preparação para a sucessão que sempre é um momento muito sensível para a empresa familiar. De fato a Governança tem a estrutura necessária para garantir a segurança neste processo”

Profissionalização
“Outra grande perspectiva é a da profissionalização da organização. Com a utilização de melhores práticas são criados processos de tomadas de decisão mais seguros que envolvem todo quadro de gestores e líderes e não apenas o fundador. A organização ganha mais musculatura para decisões.”

Capitalização
“Existem empresas que buscam acesso ao capital – mesmo com o atual momento de crise, mas este é um ponto que deve estar no radar das empresas. Podemos pensar em um cenário futuro com a empresa familiar buscando um fundo de investimentos ou até mesmo uma negociação junto aos credores. A Governança dá respaldo também para esta capitalização.”

Societário
“A coesão societária está no escopo da Governança. Muitas vezes os conflitos familiares acabam se tornando conflitos societários e a Governança cria esta perspectiva de promover o alinhamento entre os sócios.”

Sobre o Professor
Dalton Sardenberg é professor da Fundação Dom Cabral – FDC, nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Empresas Familiares, Gestão Estratégica e Administração de Conflitos. É doutor pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, em Governança Corporativa, Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC, em 2003. Atua como orientador Técnico do Programa Parceiros para Excelência (PAEX), da FDC.

Na FDC foi responsável, durante cinco anos, pela Educação Executiva (programas abertos e customizados) e Pós-graduação (EMBA e Programas de Especialização lato sensu). Por dois anos foi Líder dos Processos Administração e Parcerias Empresariais

Outras funções desenvolvidas na Fundação Dom Cabral: responsável pelo Programa de Gestão Avançada – PGA, realizado em aliança com o INSEAD; pelo STC Executivo em aliança com a Kellogg School of Management; lançou a parceria COMn – Conexão Organizações Mundo, que reunia CEOs de grandes empresas; Gerente responsável por diversos programas customizados.

Fonte: KAKOI Comunicação

 

Desenvolvido por Desenvolvido por The Way Comunicação
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato